As festas juninas, que têm influências portuguesas, francesas e espanholas misturadas com a cultura dos negros e índios que se encontravam no Brasil durante a colonização, encantam o país de Norte a Sul. Mas é no Nordeste que elas tomam uma dimensão maior. As quadrilhas, as toadas de bois, o forró, o xaxado, as comidas típicas (paçoca, pamonha, bolo de milho e mais um monte de delícias) fazem parte dessa comemoração aos santos do mês de Junho e às raras chuvas que caem no Sertão.
Aqui em Teresina temos um festival muito bacana, o Encontro Nacional de Folguedos realizado no Parque Potycabana. O evento reúne esse ano (XXXII edição) 180 grupos culturais de 10 estados do país. Espera-se 250 mil pessoas nos 10 dias (20/06 a 29/06) de muita festa e cultura.
Vale a pena conferir!
Mas tenho uma observação a fazer.
Quando eu era criança eu lembro que via pelo menos umas três fogueiras acesas na rua nos “dias santos”. Este ano não me lembro de ter visto alguma. Ou a população está bastante preocupada com o meio ambiente ou está deixando de lado certas tradições.
Um comentário:
O texto esta bom mas não era isso que procurava, tentem ser mais objetivos e claros, mas com textos grandes mas sim resumidos....
Brigada....
Postar um comentário